CANDIDATOS PICARETAS
Como identificar, com quem falar e como desmascará-los nas eleições
Em quase todo ano eleitoral surge uma nova horda de candidatos que fazem das eleições um trampolim para suas ambições pessoais.
Pensando nisso, nós realizamos uma bateria de grupos focais para entender como criar anticorpos na opinião pública para não cair na lábia de picaretas.
Abaixo, o que descobrimos.
Época de campanha eleitoral deveria ser pautada por ideias e propostas, mas já faz muito tempo que isso virou uma utopia.
Como reconhecer o candidato picareta?
O picareta muito provavelmente terá gabaritado estes sete pecados capitais aqui:
1. Soberba
A arrogância desmedida que leva o candidato a se considerar acima da lei, das instituições, do próprio eleitorado e às vezes até de Deus.
2. Avareza
A ganância insaciável por dinheiro, poder e influência, usando qualquer meio para alcançá-los.
3. Vaidade
O desejo incontrolável de estar sempre no centro das atenções, mesmo que para isso dependa da produção infinita de tretas e polêmicas.
4. Ira
A propensão a discursos raivosos e desproporcionais contra adversários, críticos ou qualquer um que ouse não ser ele.
5. Charlatanismo
A prática deliberada de enganar o eleitorado com soluções mágicas e conhecimentos superficiais.
6. Inveja
O ressentimento profundo contra a imprensa e instituições democráticas que limitam seu poder ou expõem suas falhas.
7. Demagogia
A tendência de fazer promessas irrealistas e simplistas para problemas complexos, apelando para emoções em vez de soluções viáveis.
Com quem falar?
Mulheres e jovens têm o faro fino para identificar picaretas e não compram muito seu discurso. Eles percebem mais facilmente os seus truques e se vacinam mais rápido. Aposte neles.
*Homens em geral se deixam encantar pela lábia do picareta. O picareta costuma apresentar esse arquétipo do self-made man que homens de todas as idades, mas principalmente entre 35-60 anos, adoram. Acordá-los contra o picareta é mais difícil.
Pessoas religiosas podem perceber as blasfêmias e heresias do picareta a quilômetros de distância. O que acontece muitas vezes é que episódios desse tipo nunca chegam até elas. O problema talvez seja de distribuição.